SIIUE Email B-ON

 

 

Skycam

 

Photo of Byron Bay - one of Australia's best beaches!

 

logo_fct

Calendário

Mies anterior Novembro 2017 Proximo mês
2a 3a 4a 5a 6a Sab Dom
week 44 1 2 3 4 5
week 45 6 7 8 9 10 11 12
week 46 13 14 15 16 17 18 19
week 47 20 21 22 23 24 25 26
week 48 27 28 29 30
Divulgação Versão para impressão

Uma das áreas em que o CGE tem desenvolvido uma actividade importante é a divulgação científica, a qual tem sido sempre encarada de uma forma abrangente, pois trata-se de:

  • não só divulgar junto da comunidade o trabalho que vem sendo realizado pelos membros do Centro e que é susceptível de ter implicações directas na comunidade em que se inserem (ver item imprensa)
  • mas também fazer uma divulgação generalizada de Ciência e Tecnologia, em especial na área das Ciências da Terra e do Espaço.

Esta componente da actividade do CGE tem-se traduzido pela intervenção activa de vários dos seus membros em diversas iniciativas não só de carácter pontual mas, também em grandes actividades que podem ser consideradas estruturantes quer a nível regional, quer mesmo a nível nacional. Destas é de destacar:

  • participação activa no processo de instalação e manutenção de um espaço museológico interactivo (o Centro Ciência Viva de Estremoz) especialmente dedicado às Ciências da Terra e que foi inaugurado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a 27 de Maio de 2005. Este espaço integra a rede nacional de Centros Ciência Viva e desde a sua abertura recebe mais de 6000 visitantes anualmente, a maioria provenientes de escolas de todo o país.
  • colaboração activa no ESCITY (Europe, Science & the City), um projecto europeu para delinear estratégias de promoção da cultura científica, a nível local, introduzindo a Ciência na agenda cultural das cidades, com um grande envolvimento do público. Este projecto, que é dinamizado em Portugal pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica integra neste momento apenas 4 cidades portuguesas: Estremoz, Évora, Tavira e Guimarães, sendo de destacar que o CGE colabora activamente nas actividades desenvolvidas em duas delas: Estremoz e Évora.
  • colaboração no projecto "Sistema Solar à escala do concelho de Estremoz" o qual levou à instalação na região de um dos poucos Sistemas Solares que existe em todo o Mundo em que tanto a representação dos planetas como das suas órbitas é feita a uma mesma escala.
  • envolvimento em grandes eventos de âmbito nacional de divulgação científica realizados fora dos espaços museológicos; é o caso da profunda colaboração com o Centro Ciência Viva de Estremoz na organização do "Ciência na Rua; Estremoz, 2007".

Para além do envolvimento do CGE nos projectos de divulgação científica anteriores é de destacar que desde a sua origem este centro tem actuado activamente a nível do apoio ao ensino experimental pré-universitário colaborando e dinamizando diversos tipos de actividades: coordenação de projectos Ciência Viva, conferências nas escolas, visitas das escolas à Universidade de Évora, cursos de formação de professores, preparação de material didáctico e desenvolvimento de protótipos, que são utilizados quer na exposição permanente do Centro Ciência Viva de Estremoz (e.g. máquina dos sismos e bicicleta solar), quer em actividades das escolas.