SIIUE Email B-ON

 

 

Skycam

 

Photo of Byron Bay - one of Australia's best beaches!

 

logo_fct

Calendário

Mies anterior Novembro 2017 Proximo mês
2a 3a 4a 5a 6a Sab Dom
week 44 1 2 3 4 5
week 45 6 7 8 9 10 11 12
week 46 13 14 15 16 17 18 19
week 47 20 21 22 23 24 25 26
week 48 27 28 29 30
Cluster Versão para impressão

Visite o site do cluster em:

http://romulo.cge.uevora.pt/

Os problemas científicos, cada vez mais complexos, têm conduzido à utilização de computadores cada vez mais potentes. As limitações físicas e económicas que têm restringido o aumento da velocidade dos computadores sequenciais (execução de instruções em série) deram origem ao agrupamento em "Cluster" de unidades de processamento individuais, as quais trabalham em conjunto para executar aplicações ou outras tarefas, apresentado assim o aspecto de um único sistema. A computação "Cluster" passou a ser adoptada por diversas unidades de investigação e empresas satisfazendo, deste modo, as crescentes exigências no domínio do cálculo científico. A sua aplicação faz-se em múltiplas áreas, tais como a Física das Partículas, a Geofísica, a Meteorologia, a Biotecnologia, a Química e tantas outras.

Consciente da mais-valia que esta infraestrutura representa para todos os seus investigadores, o Centro de Geofísica de Évora, recorrendo a verbas atribuídas pela FCT no âmbito do financiamento plurianual do CGE e pelo MCTES no âmbito do Contrato Programa MCTES_UE, assinado em Abril de 2004, adquiriu o presente "Cluster". Contribuíram também para este fim projectos integrados no CGE. É o primeiro "Cluster" existente na Universidade de Évora, e contou, para a sua concepção e definição, com a colaboração de vários membros do CGE e do Serviço de Computação da Universidade de Évora (SCUE).

O objectivo do Cluster RÓMULO é disponibilizar um ambiente computacional que suporte o processamento de várias aplicações que exijam ou beneficiem do cálculo paralelo, satisfazendo assim as necessidades, quer em capacidade de processamento quer em memória de armazenamento.

O cluster é constituído por um nó de acesso/controlo, onde os trabalhos são submetidos. Este nó frontal dispõe das seguintes características:

  • 2x Dual core AMD Opteron(TM) 280 (Total de 4 processadores)
  • RAM: 4GB
  • HDD: 73GB
  • Storage: 1.9TB

Os 12 nós de processamento dispõem das seguintes características:

  • 1x Dual Core AMD Opteron(tm) Processor 180 (Total de 2 processadores)
  • RAM: 4GB Ram
  • HDD: 73GB

Total de nós:

  • 28 Processadores
  • RAM: 53GB
  • HDD: 939GB
  • Storage: 1.9 TB

Estando afecto a este Centro, este recurso poderá ser usado por qualquer investigador desta Universidade, que dele necessite e o requeira através desta página, bastando para tal preencher o formulário nela contido (registar), ler e aceitar o regulamento.

É um primeiro passo para permitir a tantos de nós que se vêm privados de meios rápidos de cálculo científico, prosseguirem os seus trabalhos e integrar novos projectos onde são exigidos estes meios. Futuras iniciativas que venham a ser tomadas nesta Universidade, poderão harmonizar-se positivamente com a que agora começou e que será disponibilizada à nossa comunidade científica que dela precise.

A todos os que ajudaram a dar realidade a este projecto, muito obrigado.

Direcção do Centro de Geofísica de Évora.